Antes de entrarmos no que é o Hashgraph , vamos falar sobre o que é uma blockchain.

Um blockchain , simplificando, é uma cadeia de blocos sequencialmente ligados entre si. Portanto, cada bloco é conectado diretamente a outros dois blocos, um anterior e outro seguinte.
Especificamente, no Bitcoin, existe o mecanismo de prova de trabalho para que qualquer minerador que deseje publicar um bloco o construa e use uma quantidade significativa de recursos computacionais para mostrar que ele é confiavel.
Além disso, esse mecanismo garante que apenas um bloco seja publicado a cada dez minutos. O Ethereum também segue um procedimento semelhante, mas um novo bloco pode ser lançado a cada poucos segundos.
Aqui, quando dois mineradores publicam um bloco ao mesmo tempo, por consenso na rede, apenas um bloco será aceito. Assim, desperdiçando os esforços e a energia do mineiro deixado de fora porque ele não receberia a recompensa do bloco – um incentivo para manter os mineiros trabalhando
Leia Também: TOP: sites para minerar criptomoedas
Hashgraph supera esse problema. Ele permite que qualquer número de blocos seja publicado por vez. Além disso, ele não usa mecanismo de prova de trabalho.
Isso significa confirmação de transação mais rápida – pela qual o Bitcoin é condenado por ser lento. No entanto, a implementação da Lightning Network pode alterar o problema de escala do Bitcoin.
Hashgraph sozinho é uma estrutura de dados mais um algoritmo de consenso. Em outras palavras, define como os dados devem ser armazenados, recuperados e gerenciados; e especifica como uma rede distribuída sob sua implementação deve funcionar.
Ao contrário de muitos projetos de ciptomoedas, que são principalmente de código aberto e totalmente gratuitos, o Hashgraph é uma propriedade intelectual da Swirlds
, uma plataforma criada para aplicativos distribuídos.
No entanto, a natureza de uso livre do Bitcoin deu origem a muitos projetos famosos: Ethereum, Litecoin e Zcash , todos começando usando a base de código do Bitcoin e adicionando recursos extras.
Hedera Hashgraph HBAR
Uma plataforma aberta como o Ethereum está sendo construída usando o Hashgraph, que nada mais é do que o Hedera Hashgraph a moeda HBAR . A plataforma terá três tipos de serviços a oferecer: criptomoeda, armazenamento de arquivos, contratos inteligentes.
Qualquer pessoa pode usar a plataforma gratuitamente e sem restrições. Pode-se manter um nó completo e pode ser pago por ele; no entanto, é necessário aplicar alguns fundos.
No Hashgraph, um nó armazena apenas os saldos dos endereços não vazios. Dessa forma, o armazenamento de grandes quantidades de dados transacionais não será necessário.
Leia Também: TOP: sites para ganhar criptomoedas grátis
Conclusão
Hashgraph é uma tecnologia inovadora no espaço de criptomoedas. Apesar disso, ele não está aberto e nem todos podem experimentar o algoritmo.
Bitcoin e Ethereum existem há muito tempo, e sua reputação foi posta em teste várias vezes. Dito isto, Hashgraph ainda não é muito usado do mundo real. Só então podemos saber como é melhor. Caso contrário, seria uma ótima tecnologia sem ser um solucionador de problemas eficaz.