10 Melhores criptomoedas para minerar usando GPUs em 2023

Neste guia, veremos as melhores criptomoedas para minerar usando uma GPU. Pequenas operações de mineração em casa ainda podem extrair essas moedas digitais lucrativamente de casa com a configuração de GPU adequada e custos de eletricidade razoáveis.

Antes de discutir a mineração de critomoedas usando uma GPU (computador doméstico), vamos primeiro discutir como a maioria das principais criptomoedas são extraídas, como Bitcoin e Ethereum. Muitos dos maiores e mais conhecidos cripto-tokens são extraídos usando equipamento de mineração ASIC (Application Specific Integrated Circuit), que é projetado para fazer uma coisa, extrair um ativo criptográfico específico. Mas eles podem ser caros. Sem atualizar continuamente o seu minerador ASIC para a versão mais recente, pode ser um desafio competir com outros mineradores mais sofisticados, todos competindo para ganhar as recompensas de mineração pela mesma moeda.

Aqui estão alguns dos ativos criptográficos que podem ser extraídos com sucesso usando sua GPU:

Vertcoin (VTC)

Vertcoin é uma criptomoeda ponto a ponto que usa um mecanismo de prova de trabalho (PoW) resistente a um circuito integrado específico de aplicativo (ASIC), Lyra2REv3, para incentivar os mineradores. Resistente ao ASIC significa que os fundadores do VertCoin desejam que ele seja distribuído de maneira mais justa, permitindo que qualquer pessoa a extraia e não tenha a mineração controlada por empresas de mineração ASIC centralizadas e pools.

A criptomoeda foi criada em janeiro de 2014 e é baseada no código Bitcoin. Tem um tempo de bloqueio semelhante ao Litecoin (2,5 minutos) e um limite de fornecimento de moedas de 84 milhões.

Para extrair Vertcoin usando uma GPU, baixe o One-Click Miner visitando o site da Vertcoin. Além disso, baixe a carteira Vertcoin do mesmo site para armazenar o VTC que irá minerar. 

Monero (XMR)

Monero é uma moeda com foco na privacidade baseada no protocolo CryptoNote e usa a função hash RandomX. O usuário do Bitcointalk thankful_for_today bifurcou a base de código do Bytecoin em 2014 para criar o BitMonero. Posteriormente, a comunidade mudou esse nome para Monero.

O XMR também é resistente a ASIC como o Vertcoin, o que o torna uma das criptomoedas que você pode minerar com lucro usando uma GPU de casa. Além disso, configurar a plataforma de mineração é fácil. Depois de adquirir o hardware de mineração e uma carteira, baixe o software de mineração e configure-o.

Confira:  5 Melhores faucets ethereum 2023

O tempo do bloco Monero é de dois minutos e o suprimento máximo não é indicado.

Ravencoin (RVN)

Ravencoin é uma das melhores criptomoedas para minerar usando GPUs. Ele se concentra em tornar a mineração descentralizada. Como resultado, qualquer pessoa pode minerar RVN com eficiência em casa com a configuração de mineração certa. A criptomoeda usa um algoritmo conhecido como KAWPOW.

Os desenvolvedores por trás do Ravencoin lançaram a criptomoeda em novembro de 2018. O protocolo Ravencoin é baseado em um fork do código do Bitcoin. No entanto, o Ravencoin é diferente do Bitcoin porque os proprietários do projeto podem emitir e transferir ativos e sub-ativos. Além disso, ele tem um tempo de bloqueio de um minuto e o suprimento total de moedas é de 21 bilhões. 

Baixe o software de mineração e configure-o para minerar RVN, em seguida, junte-se a um dos pools de mineração suportados por RVN encontrados aqui .

Protocolo Haven (XHV)

Haven Protocol é um fork do Monero, o que significa que ele tem os mesmos recursos de privacidade, mas oferece estabilidade de preço por meio de seu stablecoin sintético, xUSD.

O XHV usa o algoritmo CryptoNight Heavy, que é resistente a ASIC e incompatível com Nicehash. Conseqüentemente, você pode extrair essa criptomoeda em casa com uma placa de vídeo e um software de mineração compatível. Os desenvolvedores por trás deste projeto lançaram a mainnet do Haven Protocol em julho de 2020.

O tempo de bloqueio do XHV é de 120 segundos e cerca de 14,2 milhões de moedas em circulação em março de 2021.

Ethereum Classic (ETC)

Ethereum Classic é um fork rígido de Ethereum que visa manter o blockchain Ethereum original. O blockchain Ethereum Classic também oferece suporte a DApps e contratos inteligentes. ETC lançado em julho de 2016.

Ethereum Classic usa uma versão modificada do algoritmo de mineração Ethash do Ethereum chamado EtcHash. A modificação, também conhecida como atualização Thanos, forneceu mais acesso aos mineradores de GPU. Portanto, mineradores com GPUs de 3 GB e 4 GB podem minerar ETC. Os desenvolvedores do ETC executaram Thanos em novembro de 2020.

Você pode começar a minerar ETC adquirindo uma carteira que suporte essa criptomoeda e uma ou mais placas gráficas. Em seguida, baixe o software de mineração como GMiner e configure-o. Assim que terminar, sua plataforma começará a minerar ETC para você.

Confira:  5 Principais usos da tecnologia Blockchain no vida cotidiana 2023

O limite de fornecimento de ETC é 210.700.000 e o tempo de bloqueio é de cerca de 13 segundos.

Monacoin (MONA)

Monacoin é um fork do Litecoin que o desenvolvedor anônimo, Sr. Watanabe, baseado no personagem gato ASCII, Mona. Mona é um meme popular da Internet no Japão, criado em 2000.

Monacoin usa o algoritmo de prova de trabalho Lyra2RE (v2) e tem um tempo de bloco de 15 minutos. Além disso, o suprimento total de moedas é de 105.120.000. O algoritmo Lyra2RE (v2) torna o MONA uma das melhores criptomoedas para minerar usando GPUs. 

O processo de mineração é semelhante a outras criptomoedas compatíveis com GPU. Após adquirir uma carteira e uma placa gráfica, baixe o software de mineração e configure-o.

A moeda foi lançada em 2013 e vários comerciantes no Japão a aceitam como forma de pagamento.

Aeternity (AE)

Aeternity é outra criptomoeda popular com GPU que foi fundada por Yanislav Malahov em 2016. A blockchain Aeternity usa mecanismos de prova de trabalho e de consenso de prova de interesse. O mecanismo de prova de trabalho é denominado Cuckoo Cycle, um algoritmo resistente a ASIC e com baixo consumo de energia. 

Para minerar AE com uma GPU, obtenha um cartão com memória mínima de 4 GB e baixe o software de mineração. Em seguida, configure-o e você começará a receber AE em sua carteira.

O bloco principal no blockchain Aeternity é criado a cada 180 segundos. Além disso, a equipe por trás deste projeto não forneceu um suprimento máximo de moedas.

(BEAM)

Beam é outra criptomoeda que os mineiros domésticos podem minerar usando uma GPU com memória mínima de 4 GB. O Beam usa uma versão alterada do algoritmo de mineração Equihash (150,5) PoW, chamado Beam Hash III. Além disso, ele é executado nos protocolos de blockchain Mimblewimble e LelantusMW. A equipe por trás do Beam lançou o projeto em 2018.

O feixe tem um suprimento máximo de moedas de 262.800.000 e um tempo de bloqueio de cerca de um minuto.

No site da Beam, você pode encontrar o software de mineração compatível com as placas de vídeo Nvidia e AMD. Basta baixar este software e configurá-lo para iniciar a mineração BEAM.

Komodo (KMD)

Komodo é outra criptomoeda compatível com GPU que usa o algoritmo de mineração Equihash PoW. O desenvolvimento deste blockchain começou em 2014. Desde 2019, a Komodo oferece soluções de blockchain seguras e interoperáveis ​​para empresas.

Confira:  5 Melhores lojas que aceitam bitcoin no brasil 2023

Originalmente, Komodo era um fork do Zcash, mas os desenvolvedores o atualizaram com novos recursos, como contratos inteligentes. Além disso, Komodo utiliza um mecanismo de consenso PoW chamado PoW atrasado (dPoW). dPoW usa o blockchain Bitcoin para manter o blockchain Komodo seguro.

Você pode adquirir o KMD baixando o software de mineração e configurando-o com uma carteira e piscina de mineração.

O fornecimento total de KMD é de 200 milhões e o tempo de bloqueio é de 60 segundos.

Feathercoin (FTC)

Feathercoin é uma criptomoeda de código aberto que oferece suporte a mineradores de GPU. Mineiros em casa também podem usar uma CPU, no entanto, as GPUs são mais eficientes. O algoritmo de mineração é o NeoScrypt, que favorece a mineração de GPU.

A origem do Feathercoin remonta a abril de 2013, tornando-o um dos altcoins mais antigos. Além disso, oferece pagamentos “leves” graças ao seu tempo de bloqueio rápido de um minuto. A Feathercoin também oferece pagamentos de baixo custo. O suprimento total de moedas é de 336 milhões.

Você precisará de um software como o Cudaminer para começar a minerar FTC. Além disso, a comunidade Feathercoin recomenda P2Pool como a melhor piscina de mineração.

Confira : 5 Melhores faucets bitcoins e altcoins |→ Criptomoedas grátis

Pensamentos finais

Só porque você pode minerar criptomoeda específica com uma GPU não significa necessariamente que você deve, ou se será capaz de fazê-lo de forma lucrativa. Faça sua lição de casa para entender melhor qual é a perspectiva da criptomoeda que você pode minerar. Ele tem um caso de uso real? Sua base de usuários está crescendo? Você deve manter ou vender a criptografia que mina imediatamente?

Lembre-se de que a mineração de criptomoedas apresenta riscos, pois o valor do cypto que você está minerando pode flutuar amplamente. Você nunca deve investir em mineração do que pode se dar ao luxo de perder.